terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A ESCOLHA DE DEUS


Moisés foi o homem escolhido de Deus para tirar o povo que há mais de 400 anos vivia na escravidão. Mas até ai teria que dá duro e renunciar muitas coisas. O Senhor tinha planos para Moisés desde o seu nascimento e também tem planos para nós. 
 
Moisés era hebreu, mas foi criado no palácio de Faraó, portanto provou do bom e do melhor: a melhor educação, as melhores roupas, as melhores comidas... Viveu por 40 anos no luxo e na opulência. Mas não era ali que Moisés tinha que está. Ele sabia que era um hebreu e também sabia que os seus compatriotas viviam na lama e na dor da escravidão. Portanto como ser feliz em meio à realidade da dor e do sofrimento do seu povo e dos seus familiares?


Talvez você não saiba, mas o nome EGITO significa TERRA DE CÃO, nome propício para um país que se engrandecia as custa do trabalho escravo dos israelitas. O interessante que o Egito só foi mesmo uma grande nação durante os 430 anos que os Israelitas ficaram por lá, uma vez que depois da saída deles nunca mais o Egito se levantou.

Moisés então tinha que tomar uma decisão: continuar vivendo num mundo de aparência ou sair dali e enfrentar de cara a realidade. Foi então que Moisés optou pelo sacrifício. Assim também precisamos tomar uma decisão: viver uma farsa e ser infeliz ou encarar a realidade e vencer os nossos dilemas. A escolha é nossa, somente nossa.

Moisés não aceitou mais aquela situação e ao vê um do seu povo sendo maltratado o defende e dali ele vai para o deserto. Deixa o Egito e o palácio para trás, renunciando ao que tinha de melhor e no deserto ele teria que aprender a ser um pastor de ovelhas. Um homem que viveu no palácio do faraó, tendo como mãe a filha de faraó, acostumado com banhos de perfumes e regalias, agora fede a esterco e urina de ovelha.

Mas foi exatamente ai que começou a mudar a historia de Moisés e do seu povo. Deus aparece para ele ali mesmo no deserto. Deus nunca conseguiu falar com ele no palácio. Porém agora no deserto o senhor começa a agir. Esse palácio é o orgulho e enquanto nós vivermos dentro dele a nossa história será sempre a mesma, nunca mudará. A escolha de Moisés foi o que determinou a mudança da sua história.

Escolha o sacrifício. Escolha a renúncia. A nossa vida começa a se transformar no momento que fazemos as escolhas certas.

Por favor, deixe seu comentário.